Visitantes do blogue "Estamos ALer+"

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Formação de Utilizador

Na semana de 26 a 29 de Outubro as turmas do 5º ano passaram pela biblioteca para a primeira sessão da Formação de Utilizador. Nesta sessão os alunos conheceram as zonas funcionais, os serviços que a BE presta e como está organizado o fundo documental, para além de se ter reflectido sobre as regras a cumprir...
Ficam aqui as fotos das diferentes sessões:


Dia das Bibliotecas Escolares

Como estava previsto, ontem, dia 25 de Outubro, fez-se a entrega do "prémio" aos alunos que participaram na actividade "O que aprendi na exposição Galeria de Presidentes".
Estes foram os primeiros a receber o "doce prémio"...Parabéns a todos os que participaram e não esqueçam PARTICIPAR É O QUE ESTÁ A DAR!


Exposição de Cartazes "Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares"

Os alunos em Educação Visual elaboraram cartazes, cujo mote foi: Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Parabéns aos alunos, pois há trabalhos espectaculares.
No final da exposição serão atribuídos prémios para os melhores trabalhos.
Vejam aqui um pouco da exposição:

Exposição de textos

Foi com muita alegria que a Biblioteca Escolar recebeu os textos produzidos pelos alunos em Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado.
Obrigada aos professores que "agarraram" a sugestão e PARABÉNS pela forma como motivaram os alunos, pois os resultados são extraordinários e podem ser vistos na exposição e também no Dossier de Textos.
A Biblioteca Escolar agradece os miminhos...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia das Bibliotecas Escolares




O Mural com as frases sobre a biblioteca escolar já está completo. Convidamos toda a comunidade a ver o que os alunos pensam sobre a biblioteca.

Espaço BiblioMat

Este espaço BiblioMat já está a funcionar e resulta da articulação entre a Biblioteca Escolar e o Grupo de matemática do 2º ciclo.
São já muitos os alunos que procuram este espaço para o explorar... Ora vejam:

domingo, 24 de outubro de 2010

III Encontro de Bibliotecas em Vila Nova de Famalicão

Nos dias 22 e 23 decorreu na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco o III Encontro de Bibliotecas Escolares.
O Agrupamento de Escola André Soares participou neste encontro com uma comunicação onde se apresentou o nosso Projecto de Leitura "Estamos ALer+".

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Coma bem, viva melhor!

Na segunda-feira, dia 18, ao longo do dia, todas as turmas do 5º ano vieram à biblioteca escolar para reflectir um pouco sobre os hábitos saudáveis relacionados com a alimentação, ouviram a história "Sopa Verde", visitaram os trabalhos expostos dos colegas de outros anos, realizados em Área de Projecto, e antes de saírem, puderam escolher uma peça de fruta para comer enquanto regressavam à sala de aula.
No âmbito da iniciativa "Participar é o que está a dar!", motivaram-se os alunos para responderem ao questionário "Evita os erros alimentares", alojado no blogue da biblioteca.
Vejam as fotos desse dia:

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia de la hispanidad


Ontem, dia 12 de Outubro, a professora de espanhol e os alunos vieram organizar na biblioteca um cantinho para assinalar este acontecimento.
Deixaram alguns passatempos para que a restante comunidade pudesse participar.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ALer+... a alimentação





Estamos já a iniciar o trabalho sobre o "Dia da Alimentação" e para isso, a biblioteca organizou uma exposição bibliográfica com alguns livros sobre a temática.
Agora meninos, todos ALer+ sobre a Alimentação!

domingo, 10 de outubro de 2010

Livros de Mário Vargas Llosa na nossa biblioteca

Estás curioso por conhecer a obra deste escritor?
Vai à biblioteca e requisita, temos 2 títulos deste extraordinário escritor:
"A tia Júlia e o escrevedor" (Dom Quixote, 1988)
“A festa do Chibo” (Leya, 2010)

Mario Vargas Llosa ganha Nobel da Literatura


O escritor, ensaísta, político e jornalista peruano Mario Vargas Llosa venceu o Prémio Nobel da Literatura 2010. O maior galardão mundial das letras regressa à América Latina quase três décadas depois de ter sido atribuído ao colombiano Gabriel García Marquez.

Não estava na lista dos favoritos ao Nobel deste ano mas era um eterno candidato. Maria Vargas Llosa, de 74 anos (28 de Março de 1936), é considerado um dos mais influentes escritores da sua geração. A Academia Sueca distingue-o "pela sua cartografia das estruturas de poder e pelas suas imagens mordazes da resistência, revolta e derrota dos indivíduos".

Líder político, ativista pelos direitos do homem, pela igualdade social e pela liberdade, manteve-se sempre fiel a uma luta contínua por um mundo melhor. Resistente como poucos, nunca baixou os braços perante qualquer regime.

O impacto internacional da sua obra é indiscutível. A obra "A Cidade e os Cães", do início dos anos 60, foi o seu primeiro título a correr mundo, mas terá sido com "Conversa na Catedral" e "A Tia Júlia e o Escrevedor" que o reconhecimento se consolidou. Autor versátil, Vargas Llosa tem a capacidade de deslumbrar leitores tanto com romances históricos como com policiais políticos.

O autor, tal como grande parte dos escritores latino-americanos, teve um início de carreira profundamente enraizado na sua cultura natal, mas foi progressivamente abordando temas mais universais. O seu envolvimento político, desde logo com o regime de Fidel Castro, e empenhamento social foi um dos seus motores de escrita. Analista acutilante da realidade cresceu como romancista e enriqueceu a literatura mundial.

Vargas Llosa, que está em Manhattan, onde se encontra a lecionar na Universidade de Princeton, é o 103.º Prémio Nobel da Literatura, atribuído pela primeira vez em 1901. No ano passado a distinção foi atribuída a Herta Müller. O francês Jean-Marie Gustave Le Clézio recebeu o galardão em 2008, Doris Lessing em 2007, Orhan Pamuk em 2006 e Harold Pinter em 2005. José Saramago, falecido em Junho deste ano, recebeu o Nobel em 1998, sendo o primeiro português a ser distinguido nesta categoria pela Academia Sueca. (Expresso: Quinta feira, 7 de Outubro de 2010)

Vencedores do passatempo "O que aprendi na exposição Galeria dos Presidentes"



Esta iniciativa resultou da articulação da BEAS com o Grupo disciplinar de História e inseriu-se nas actividades de comemoração do Centenário da República.
No dia estipulado para a actividade, disponibilizaram-se 60 impressos de participação e foram 54 os alunos que aderiram à actividade.
Estamos muito satisfeitos com o grau de participação dos alunos!
Os resultados de participação por ano de escolaridade e os vencedores podem ser vistos no cartaz que também será exposto no espaço da biblioteca.

Mural "Outono: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares"




O Mural está já a ficar completamente preenchido. São muitos os alunos que lá querem deixar a sua opinião.
Vejam como já está pleno de vida!

A Árvore da biblioteca já floriu de novo




Os alunos registaram em pequenos livros frases sobre a nossa biblioteca e com eles a nossa Árvore está a ganhar um novo ar: mais outonal e carregadinha de mensagens afectivas.
Vejam como já está bonita!

Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Este vai ser um mês repleto de iniciativas.
Vê o cartaz e está atento pois, "Participar é o que está a dar"!

Quem está ALer+


Já está exposto no cartaz "Quem está ALer+" as estatísticas do Empréstimo Domiciliário referentes ao mês de Setembro.
Parabéns a todos os nossos alunos e em especial aos que estão no Top!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Palestra "A 1ª República Esperanças e Desilusões"

No dia 6 de Outubro, o Dr. José Manuel Lopes Cordeiro esteve na escola André Soares e explicou à plateia os factos relacionados com a Implementação da República.
Mas antes da palestra a imensa plateia pôde ouvir alguns alunos do 5º C que nos encantaram com algumas canções e um grupo de alunos da EB23 Dr. Francisco Sanches, que acompanhados pelo seu professor, a tocar cavaquinho.
Depois de ouvirmos as palavras do Dr. José Manuel Lopes Cordeiro, todos foram convidados para na biblioteca tomarem um café e petiscarem uns docinhos. O momento proporcionou um alegre convívio entre país, professores e alunos.
Vejam as fotos: