Visitantes do blogue "Estamos ALer+"

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Depois de conhecerem a história "Também se morre de amor?"



Ao longo da semana a história "Também se morre de amor?" foi lida pelos professores de Língua Portuguesa às turmas de 3º ciclo.
Na biblioteca a história estava exposta em "grande" para que todos pudessem ler e depois os alunos eram convidados a fazer um comentário sobre a mensagem da história de vida de Marta.
O resultado da participação foi o seguinte:
5º ano - 17 comentários
6º ano - 18 comentários
7º ano - 6 comentários
8º ano - 4 comentários
9º ano - 17 comentários
Sem identificação - 3 comentários

Deixamos aqui alguns dos comentários dos alunos:
A história enche-nos a alma de felicidade! Pode ser triste, mas é bonita: como se refere no texto, de amor não se morre, mas de tristeza sim. E, por isso, para Marta, morrer de SIDA ou de amor, no final da sua vida, já tanto lhe fazia…
Mafalda Santos, 7ºA

Acho esta história bonita e comovente.
Espero que toda a gente que toda a gente que tem SIDA seja forte.
Margarida Amorim, 7ºE

Eu achei esta história muito interessante e, simultaneamente, um pouco triste… Sobretudo elucidou-me sobre os cuidados que devo ter para evitar a SIDA.
Ana Rita, 7ºE

Este testemunho alerta-nos para o contágio da SIDA: as pessoas devem proteger-se para o evitar.
José Luís, 8ºF

Esta história verídica deve interpelar-nos para evitarmos pisar o mesmo risco…
Fernando, 8ºA

Não nos devemos precipitar nem deixar-nos levar pelos sentimentos, por muito fortes que sejam. Temos que usar a cabeça, pois é para isso que ela serve. Isto já não acontece por falta de informação, porque, hoje em dia, há imensa.
Sejam inteligentes!
Paula Barbosa, 9ºD

Não devemos deixar-nos levar pela emoção
Temos de ser racionais e apostar SEMPRE na prevenção!
Maria Carolina, 9ºD

Evita a SIDA, protege a tua vida!
Cristina Vilela, 9ºF
Com esta história aprendemos a ver coisas que existem para além de “nós”, coisas que pensamos que só acontecem aos outros, mas que também nos podem acontecer a nós…
Devemos ser prudentes nas atitudes e acções.
Margarida, 9ºA

Não nos podemos deixar levar por impulsos ou desejos, temos que ser racionais! A prevenção é um bem essencial e todos têm que se prevenir para que situações como esta não se repitam.
Joana Melo, 9ºD

Eu achei esta história “super” comovente.
Prova que devemos ter cuidado com as nossas escolhas. Pois um passo em falso e deitamos tudo a perder.
Gabriela, 9ºA

Achei este testemunho importante para os adolescentes de hoje, pois todos sabemos que, por vezes, as emoções falam mais alto. E ficamos, então, com problemas acrescidos. Por isso, espero que este texto alerte todos para a necessidade de prevenção.
Patrícia Ribeiro, 9ºD


Esta história é um pouco triste mas também é uma grande lição para os adolescentes.
Adriana Sousa, 6º F


Acho este texto muito bom para reflectir sobre o assunto. Acho que a SIDA está muito bem explicada num só texto.
Maria João, 6º F


Esta história é complicada, interessante, triste e sem resposta. São coisas da vida que acontecem!
Rute, 6º H




Eu acho que é uma história bonita mas um bocado triste. A lição que podemos apanhar desta história é que temos que ter cuidado quando temos relações sexuais com alguém.
Carlos Afonso, 6º C


Esta história tocou-me no peito, deu-me um arrepio… Isto fez-me reflectir que é preciso ter cuidado. Usem os métodos de prevenção hoje, amanhã pode ser tarde demais!
Renata Gomes, 6º E


Em tudo nós temos de ter cuidado em todas as coisas mesmo. Ao ler a história já sei que tenho que me prevenir. Tenho pena da Marta, quando li a sua história fiquei arrepiada da cabeça aos pés.
Abigail Rodrigues
5º D


Eu achei a história muito interessante pois esclarece muitas dúvidas e ajuda-nos a perceber como se transmite a doença SIDA.
Inês Sabálo, 5º H


Achei a história muito engraçada e recomendo a todos que leiam.
Joana Lopes, 5º G


É um exemplo para os mais novos, ensina-nos como é que se transmite a SIDA.
Diana Jorge, 5º A


O texto que li era interessante e deu para aprender alguma coisa.
Mariana Oliveira, 5º H

Sem comentários: